Olá! Tenho aqui um idéia muito interessante!!!
Que tal contar e mostrar encenando a história de Caim e Abel, para nossas crianças?
Tehno certeza de que elas vão adorar!!!
A HISTÓRIA DE CAIM E ABEL ( Gn.4,1-15)
Material usado: Moldes de pedras, gravetos, fogo(fogueira), ovelhas, frutos (maçãs, laranjas,folhas) e um cajado.
Desenrolar da história: A história deve ser contada e encenada ao mesmo tempo por dois catequizandos, o narrador e a voz de Deus fica em poder do catequista.
Livro de Gênesis capítulo 4 versículos de 1 a 15.
"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.
Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.
Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?
Deus havia prometido que “Seu” filho Jesus nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.
Espero que gostem !
Abraços